Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre o BioRoot

O Biodentine é um substituto dentinário com propriedades, como a biocompatibilidade, que permite a sua aplicação em casos de perfurações, reabsorções interna e externa e vedamento apical em cirurgias paraendodônticas. O BioRoot RCS é um cimento endodôntico desenvolvido a partir da formulação do Biodentine, desta forma, mantém as mesmas características de biocompatibilidade, na indicação de obturação convencional com cones de guta-percha durante o tratamento endodôntico.

As primeiras apresentações de cimentos endodônticos eram à base de Zinco e Eugenol. Posteriormente, surgiram cimentos à base de Hidróxido de Cálcio e/ou resina epóxi, e mais recentemente, à base de MTA e outros biomateriais. O BioRoot RCS apresenta mais um passo na evolução dos cimentos endodônticos, com propriedades de biocompatibilidade, ótima adesão à dentina e à guta-percha, promoção de um pH > 11 e osteoindutor, permitindo a remineralização e reparação dentinária pela formação de cristais de hidroxiapatita pelos odontoblastos remanescentes na interface entre o cimento e a dentina.

Para a obturação de um dente multirradicular, deve-se utilizar uma medida da colher medidora que acompanha o BioRoot RCS e 5 gotas do líquido em placa de vidro ou bloco de espatulação. As porções de pó e líquido devem ser misturadas por 60 segundos, até que se obtenha uma mistura homogênea. O material deve ser levado ao interior dos condutos com auxílio de cone de papel ou pelo próprio cone de guta-percha.

O tempo de trabalho após a espatulação é de até 12 minutos e o tempo de presa é de 4 horas.

Estes cimentos são resinosos com o acréscimo do MTA, com o objetivo de se obter as propriedades dos materiais biocerâmicos. O principal componente do BioRoot RCS é o Silicato Tricálcio de alta pureza, sem a porção resinosa.

Estas apresentações são mais convenientes, entretanto, a mistura proposta pelo BioRoot RCS garante que o cimento terá sua presa dentro do canal radicular, sem depender das condições de umidade do canal radicular, promovendo excelente vedamento.

O excesso do BioRoot RCS pode ser removido com bolinha de algodão umedecido com água destilada ou soro.

No caso de necessidade de retratamento endodôntico, o profissional deve remover a guta-percha com a técnica de sua preferência, seja com o uso de solventes ou com auxílio de limas específicas para esta finalidade, seguida pela eliminação dos resíduos do cimento endodôntico através da nova instrumentação e protocolo de irrigação/aspiração.

Já existe literatura com dados de segurança e eficácia do BioRoot RCS. Solicite os artigos entrando em contato com a Septodont no Brasil.

O BioRoot RCS tem radiopacidade de 5mm na escala do Alumínio. Esta radiopacidade é maior do que a dentina e o tecido ósseo.